Thursday, February 24, 2011

Cenas de uma zona de terremotos!

Devido aos ultimos eventos ocorridos em aqui em Christchurch, eu decidi fazer um reporte sobre a situação.

No dia 22 às 12:51 pm aproximadamente 5 meses após o grande terremoto de 7.1 na escala Richter, nós aqui em Christchurch fomos afetados uma vez mais por outro grande, o terremoto de 6.3 acontecido no dia 22 talvez não tenha sido tão alto na escala como o anterior, porém pelo fato da profundidade ter sido de apenas 5 km os efeitos foram devastadores.



Eu estava na minha casa quando os tremores começaram e ao abrir a porta da cozinha para sair de casa, eu podia ver o solo movendo em ondas, garrafas e outros objetos voavam da mesa, armários e geladeira, felizmente em minha casa os danos não foram maiores que algumas garrafas, pratos e potes que estilhaçaram no chão, infelizmente eu não posso dizer o mesmo de outras partes de Christchurch.

Ao sair de casa, a caminho do restaurante onde eu trabalho, eu vi a extensão dos danos causados pelos tremores, uma das principais ruas chamada Papanui, tinha varios pontos de liquefação, rachaduras e muitas casas e lojas destruídas.


Assim que cheguei no restaurante eu pude ver meus amigos e colegas de trabalho e todos estavam bem, porém as perdas dentro do restaurante eram muitas, e levariam semanas pra re-estruturar e voltar aos negócios, um pouco depois da minha chegada ao local sentimos mais uma vez um after-shock (terremotos de menor intensidade pós os de grande intensidade), a policia foi forçada a fechar o quarteirão e nos mandou ir para uma área aberta que seria de menor perigo, sem saber se houveram danos estruturais no predio nos não podemos nem mesmo determinar o que podemos fazer.



A visão geral deste desastre é a de uma cidade que passou por uma guerra, prédios caindo aos pedaços, sirenes e gritos são os sons que se escuta, as expressões de choque nos rostos das pessoas, nuvens de fumaça e poeira, helicópteros voando pra todos os lados, reportes de pessoas desaparicidas e mortas, desespero para todos os lados, a sensação e de se estar em um filme pós-apocaliptico! 

Agora 48 horas após existe um grande número de pessoas que se foram para outras partes do país porém ao mesmo tempo existem muitos por aqui que querem ajudar de alguma maneira, algo de muito bom na natureza das pessoas desse país é certamente esse senso de solidariedade, muitas pessoas abriram as portas de suas casas para outras pessoas que perderam seus lugares, outras cozinham e forneçem aguá, enquanto um grupo de estudantes iniciado em uma comunidade do site Facebook se mobiliza com instrumentos para ajudar a limpar as ruas de toda areia e água espalhada pela cidade.

With much sadness i report all of this to you, and with a sense of relieve i can say that i'm safe and sound!      .

2 comments:

  1. Filho,

    Desejo força à você, seus amigos e principalmente as pessoas que foram afetadas.

    ReplyDelete
  2. e aí cara!? que bom saber que você está a salvo!
    fica com Deus e boa sorte nesses próximos dias ae.

    Abraço. Paz.

    Victor

    ReplyDelete